Data solicitada: 2024-05-03 13:23:22
IP: 108.162.216.252

3.1. Identificação dos elementos controláveis

Para a identificação dos elementos controláveis deve ser ter em mente o objetivo final do cliente com o website, e entender as vantágens e limitações que o template, carregado anteriormente, pode apresentar.

Se ainda não cadastrou o template favor aceder a este link . Também será necessário ter uma página já cadastrada, caso tenha dúvidas no cadastro da página aceda a este outro link .

Na prática, a identificação dos elementos consiste em entender o que o template fornece e como este recurso fornecido pode ajudar no "objetivo final do cliente com o website". Não existe apenas uma única maneira de estruturar um website, portanto não se trata de ser estruturado certo ou errado, e sim se cumpre o papel principal da estruturação que é: Fornecer ao administrador ferramentas para controlar os conteúdos do website.

Portanto, aqui descrevo um exemplo de como pode ser estruturado um website, mas não é regra! Os requisitos e técnicas de utilização podem mudar de caso para caso.

No exemplo, pegamos este template Finza e vamos o adapta-lo para a utilização da ferramenta de gestão de conteúdo. Logo no início vemos estas duas seções:

Vamos começar com a segunda seção pelo fato de possuir menos elementos será de melhor compreensão. E nesta seção [tópico futuro] pode ver como é aconselhado a estruturação dos Menus.

 

Nesta seção, logo no início temos uma imagem com um computador, esta imagem pode, ou não, ser administrável pela Gestão de Conteúdos, isso depende do que se pretende com o website. E os os campos ao lado, podem ser separado como na imagem acima. Mas não são obrigatórios, podem ser removidos ou fixados, se definir um valor estático, que não passa pela Gestão de Conteúdos.