Data solicitada: 2024-05-02 10:42:55
IP: 172.70.127.110

Venda Rápida - O que é e para que serve?

Como o próprio nome indica, é um painel que serve para efetuar vendas rápidas em nome dos clientes, sem que estes tenham de aceder à respetiva área reservada. A venda rápida pode ser aberta através do botão do carrinho que se encontra do lado direito do seu ecrã:

Irá abrir o respetivo painel:

As compras podem ser efetuadas em nome de novos clientes - só terá de preencher os quatro campos: Nome, Telefone, Email e NIF - ou em nome de clientes que tenham efetuado reservas no seu estabelecimento, que ainda não estejam concluídas - clicar no campo ‘’Associar a uma reserva em aberto’’, selecionar a reserva e o sistema vai, automaticamente, preencher os dados de identificação necessários.

Depois, selecione o tipo, se produto ou serviço ou outro. Caso seja produto o sistema irá buscar a lista de produtos inseridos, onde poderá selecionar o que pretende. Se selecionar serviço, terá de inserir manualmente qual o serviço a ser realizado/cobrado. Adicione também os respetivos extras, IVA’s e taxas, caso existam.

Na aba ‘’Modalidade de Pagamento’’ terá de selecionar o método e modalidade com que o cliente irá efetuar o pagamento. Neste caso, e como se trata de uma venda rápida, o ideal é optar por não recorrer a modalidades de pagamento, mas sim exigir o pagamento completo no momento da venda.

Na aba ‘’Entrega’’, apenas preencha as informações caso seja um produto de entrega ao domicílio ou ponto a combinar com o cliente.

Para finalizar, só precisa de clicar em ‘’Confirmar a Venda’’. Após este passo, é redirecionado para a guia de pagamento da venda/reserva que acabou de fazer. Esta guia é também enviada ao cliente, caso esta configuração esteja ativada.

 

Considerações a ter em conta:

  • Mesmo que um produto não tenha disponibilidade, através da venda rápida pode vendê-lo na mesma. Por exemplo, um alojamento que já esteja ocupado em determinada data, pode ser reservado para essa mesma data para outra pessoa. O administrador será inteiramente responsável sobre a sobreposição de vendas/reservas, uma vez que, caso o produto não tenha disponibilidade, o sistema emite um aviso. Esta situação poderá ocorrer, por exemplo, se o administrador tiver um alojamento extra destinado a este tipo de ocorrências;
  • O tempo de cancelamento de uma Guia de Pagamento, inserido na programação de preço de um ativo, não é tido em conta através deste meio de venda. Ou seja, se na programação do preço tiver um tempo de cancelamento de 1 hora, e na configuração billing_payment_request_default_hours_to_pay - Horas de antecedência para pagar tiver um tempo de cancelamento de 12 horas, através da venda rápida, o sistema vai ter em conta a configuração das 12 horas;
  • O procedimento de venda por este meio, segue as configurações do website, ou seja, caso o sistema esteja programado para não aceitar compras sem registo na plataforma (sem login) a venda rápida também não o irá permitir. Ou seja, só poderá efetuar compras através do sistema de venda rápida se o cliente estiver registado no sistema e tiver acesso à respetiva área de cliente. Se o sistema estiver programado para gerar uma conta cliente depois de uma compra sem login (pelo website) a venda rápida irá comportar-se desta mesma forma. Se o sistema estiver programado para aceitar compras sem login (pelo website) e não criar conta de cliente, a venda rápida exibirá o mesmo comportamento. Resumindo: as vendas efetuadas pela venda rápida irão comportar-se exatamente da mesma forma que se comportam as vendas pelo website;
  • Caso haja necessidade de entrega na venda rápida, o valor associado a esta não será incluído no primeiro passo da venda, mas virá incluído no valor total da Guia de Pagamento. Ou seja, inicialmente, pode dar a sensação que não será contabilizado (enquanto ainda está a processar a venda no modal) mas assim que finalizar a venda, a Guia de Pagamento será gerada com esse valor incluído.